CRESCIMENTO - ESPECIALISTA - ENDOCRINOLOGISTA

CRESCIMENTO - CRESCER - CRIANÇAS

17 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: PRISÃO DE VENTRE RELEVANTE; A PRISÃO DE VENTRE RELEVANTE NÃO É UMA DOENÇA,

MAS SIM UM SINTOMA QUE PODE OCORRER EM QUALQUER PESSOA INCLUINDO RECÉM-NASCIDOS , INFANTO-JUVENIS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS QUE ESTIVEREM COM RESTRIÇÃO ALIMENTAR OU ESTRESSADOS (STRESS), OU APRESENTE ALGUM PROBLEMA GASTROINTESTINAL. NÃO DEVE TOMAR MEDICAÇÃO ALEATÓRIA E SUA ALIMENTAÇÃO DEVE SER REAVALIADA SE NÃO ESTIVER DENTRO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Uma grande preocupação das pessoas que tem uma evacuação irregular é a prisão de ventre relevante, também chamada de obstipação ou constipação, prisão de ventre relevante intestinal, que é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas. Ficam angustiadas, chegando mesmo a se auto medicarem o que é um erro grave. Esta, não deve ser considerada como uma doença, mas como um sintoma ou efeito de alimentação deficiente, estresse e outros problemas que fazem com que o organismo responda retendo as fezes por um período maior do que o normal. Em crianças a constipação ou a prisão de ventre relevante, pode vir acompanhada de outros sintomas, como o escape fecal e encoprese, ou seja, o ato de sujar as roupas íntimas involuntariamente. Estatisticamente, a prisão de ventre relevante afeta mais as mulheres do que os homens devido a fatores hormonais e, no caso da gestação, pela compressão do útero sobre o intestino. Há várias possíveis causas para a ocorrência de uma prisão de ventre no indivíduo, já tendo-se apontado mais de dez (fatores desencadeantes).
Tomando-se como base o ambiente industrial ocidental atual, as causas mais comuns são má alimentação, tanto no que diz respeito a carência de fibras quanto de líquidos, e irresponsabilidade no ciclo de evacuação, pois existe um fator exagerado com relação a pessoas que só conseguem evacuar em seus próprios banheiros ou necessitem tomar banho após evacuarem e a ocorrência de postergação do momento de evacuar para não ocorrer a interrupção de algum trabalho ou para se evitar banheiros públicos desencadeando a prisão de ventre relevante. A presença de fibras é importante para a evacuação, tendo em vista que sua ausência dificulta o deslocamento dos alimentos pelo intestino, enquanto a água ajuda a manter as fezes mais hidratadas, também facilitando o deslocamento. A falta de atividade física também é contada como possível causa, muito embora não se sabe exatamente o porquê. Outras causas incluem: efeito colateral de algum medicamento, estresse, depressão, doenças relacionadas ao cólon ou a o reto, ansiedade e pouco consumo de frutas e verduras. Diferentes abordagens não-medicamentosas (fibras, hidratação, atividade física, hábito intestinal regular, biofeedback, injeção de toxina botulínica, cirurgia) e medicamentosas (laxativos antigos e novos) têm sido propostas para prevenção e tratamento de um problema prevalente no mundo ocidental, tanto em adultos quanto em crianças.
Sua eficácia e sua segurança, pouco evidenciadas em estudos controlados, acompanham-se de mitos e concepções inadequadas ao correr dos tempos. Aqui se procura dar uma visão panorâmica do problema, mostrando que o emprego indiscriminado de laxativos, apesar de prevalente, não se enquadra no uso racional de medicamentos. Devemos quando efetuar algum tratamento restritivo de alimentação, solicitar ao endocrinologista ou neuroendocrinologista ou mesmo outras especialidades, orientação para não termos inconvenientes por falta de bolo fecal ou excesso do mesmo ou apresentar constipação, prisão de ventre relevante.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.A prisão de ventre pode ter como causa a restrição alimentar diminuindo o bolo fecal ...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

2.Estatisticamente, a prisão de ventre relevante afeta mais as mulheres do que os homens devido a fatores hormonais e, no caso da gestação, pela compressão do útero sobre o intestino ...
http://queroemagrecermais.blogspot.com

3. Prisão de ventre relevante, não deve ser considerada como uma doença, mas como um sintoma ou efeito de alimentação deficiente, estresse e outros problemas que fazem com que o organismo responda retendo as fezes por um período maior do que o normal ...
http://serobesonao.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, Lenita Wannmacher professora de Farmacologia Clínica, GUIMARÃES, E.V. Constipação intestinal crônica funcional na criança: aspectos clínicos, ingestão de fibra alimentar e estudo do tempo de trânsito colônico. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da UFMG, 2000.213p. (Tese, Doutorado em Medicina, Área de concentração em Pediatria)MELO, M.C.B. Índice anogenital em crianças com e sem constipação intestinal. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da UFMG, 1999.137p.(Tese, Doutorado em Medicina. Área de Concentração em Gastroenterologia).MORAIS, M.B., MAFFEI, H.V.L. Constipação intestinal. Jornal de Pediatria, v.76, supl.2, p.147-156, 2000.PENNA,F.J., TORRES, M.R.F. Constipação intestinal.In: PENNA, F.J.; WEHBA,J., FAGUNDES NETO, U. Gastroenterologia Pediátrica, Rio de Janeiro; Médsi, 2 ed., p.341-8, 1991.WHITEHEAD, W.E., WALD, A., DIAMANT, N.E., ENCK, P., PEMBERTON, J.H., RAO, S.S.C. Functional disorders of the anus and rectum.Guts. V.45, supl. II. p.1155-1159, 1999.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com