CRESCIMENTO - ESPECIALISTA - ENDOCRINOLOGISTA

CRESCIMENTO - CRESCER - CRIANÇAS

24 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DIARREIA, OBSTIPAÇÃO, CONSTIPAÇÃO, PRISÃO DE VENTRE RELEVANTES;

EXISTEM DIVERSOS FATORES QUE PODEM LEVAR – NOS A PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS COMPLEXOS E DESAGRADÁVEIS; CAUSAS DE CONSTIPAÇÃO FUNCIONAL COMO EFEITO DE DROGAS. OBSTRUÇÃO MECÂNICA: CÂNCER DO CÓLON, COMPRESSÃO EXTRÍNSECA. ESTENOSES: DIVERTÍCULO OU PÓS-ISQUEMIA.

RETOCELE; PÓS-OPERATÓRIA; MEGACÓLON, FISSURA ANAL, METABÓLICA: DIABETES MELLITUS, HIPOTIREOIDISMO, HIPERCALCEMIA, HIPERCALEMIA, HIPOMAGNESEMIA, UREMIA, INTOXICAÇÃO COM METAIS PESADOS, MIOPATIAS: AMILOIDOSE, ESCLERODERMIA, NEUROPATIAS: DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO DA MEDULA, TUMOR NA MEDULA, DOENÇA CEREBROVASCULAR, ESCLEROSE MÚLTIPLA, ENTRE OUTRAS CONDIÇÕES: DEPRESSÃO, DOENÇA ARTICULAR.


A princípio uma doença que parece não agressiva, pode ser causa de uma miríade de doenças graves degenerativas ou não, é o que se pensa para efetuar uma avaliação de disfunção gastro-intestinal, quando pensarmos em diarreia, obstipação, constipação, prisão de ventre relevantes. Doenças degenerativas, neuropatia autonômica, prejuízo cognitivo imobilidade, doença cardíaca, tônico de laxativos, megacólon, alimentação inadequada, lesões neurológicas, sedentarismo, desequilíbrio hidreletrolítico, fatores psicogênicos, hipotireoidismo e efeito colateral de medicamentos, como antiácidos (com cálcio e alumínio), antiespasmódicos, diuréticos, analgésicos, anticonvulsivantes e antidepressivos, todos esses fatores podem estar lidados a diarreia, obstipação, constipação, prisão de ventre relevantes.
Entre as causas mecânicas estão os tumores benignos e malignos, diverticulite, colite isquêmica e compressão extrínseca. Devem ser consideradas, também, as afecções proctológicas, como fissuras, hemorroidas e proctite, que dificultam a evacuação. Os movimentos do intestino delgado também dependem das características do conteúdo ingerido e acontecem no estado de jejum. Em jejum, o intestino delgado tem movimentos periódicos, que ocorrem em direção caudal, o que é conhecido como complexo motor, migrante. O mecanismo da defecação é controlado pelo sistema nervoso central. Para o aumento da pressão intra-abdominal é preciso o fechamento da glote, abaixamento do diafragma, contração da musculatura da parede abdominal e contração da musculatura do assoalho pélvico. No reto, ocorre relaxamento dos esfíncteres e contração peristáltica da parede do reto.
Todos os movimentos são, em parte, voluntários e em parte, involuntários, e são desencadeados por estimulação de mecanorreceptores na área anorretal. O volume de líquido que entra no intestino é variável e dependente de diversos fatores. Em geral, no adulto, um volume médio de 9 litros de líquidos entra no intestino delgado como resultado da soma de volumes ingeridos (2 litros) e de secreções próprias do tubo gastrintestinal (7 litros). Oitenta por cento desse volume é absorvido na parte alta do trato digestório; 1,5 litros no íleo e o volume restante, menos o que fica nas fezes - cerca de 100 ml - é absorvido no intestino grosso. Portanto, mais ou menos 8 litros de água são absorvidos pelo intestino delgado (representa 50% de sua capacidade de absorção). Qualquer perturbação que reduza a absorção intestinal sobrecarrega o cólon que pode absorver até 5 litros de água por dia. Se a entrada de líquido no ceco (O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que recebe o conteúdo do intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo) excede esse volume produzirá diarreia; ao contrário, excessiva absorção de água provocará a formação de fezes ressecadas, viabilizando uma situação que se denomina de constipação. Diarreia, obstipação, constipação, prisão de ventre relevantes, são de vital importância para o funcionamento correto de nosso organismo, pois representa os detritos não aproveitados normalmente pelo nosso corpo.

Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.Devem ser consideradas, também, as afecções proctológicas, como fissuras, hemorroidas e proctite, que dificultam a evacuação...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

2. Em geral, no adulto, um volume médio de 9 litros de líquidos entra no intestino delgado como resultado da soma de volumes ingeridos (2 litros) e de secreções próprias do tubo gastrintestinal (7 litros)...
http://queroemagrecermais.blogspot.com

3. . Em jejum, o intestino delgado tem movimentos periódicos, que ocorrem em direção caudal, o que é conhecido como complexo motor, migrante...
http://serobesonao.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, - Fine kd & Eschiller lr. American gastroenterologica, association medical position statement: guidelines for the evaluation and management of chronic diarrhea. aga technical review on the evaluation and management of chronic diarrhea. gastroenterology 116: 1461-1486, 1999. fine kd. diarrhea. in: feldman m; Scharschmidt bf & Sleisenger mh, eds. gastrointestinal and liver disease, 6 thed. wb Saunders company, Philadelphia, p. 128-152, 1998. Christensen j. the motility of the colon. in: Johnson lr, ed. physiology of the gastrointestinal tract, 3 thed. raven press, New York, p. 991-1024, 1994.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz